 |
Esta obra constitui uma reflexão sobre o papel determinante da engenharia numa sociedade desenvolvida, dando particular destaque aos temas relacionados com o papel do conhecimento, da formação do engenheiro e da sua ligação ao meio empresarial.
O autor expõe o problema que, acima de tudo, o preocupa. Após as especiarias da Índia, do ouro do Brasil e dos cheques da CEE, Portugal está numa encruzilhada.
Somos ainda um país em que a engenharia continua a ser de processos e não de produtos, limitando-nos a montar e, quando muito, a acrescentar algum valor a produtos desenvolvidos lá fora. Veja-se, por exemplo, no setor automóvel, a montagem dos carros na Auto-Europa cuja concepção vem inteiramente de fora.
"Os 12 casos aqui apresentados de empresas portuguesas que concebem, produzem e comercializam produtos
de alto valor acrescentado com a participação de engenheiros portugueses são a prova de que, seguindo este
rumo, o sucesso é possível.
António Saraiva
(Presidente da CIP)
A obra conta com intervenções de António Sampaio da Nóvoa (Reitor da Universidade de Lisboa), Carlos Matias Ramos (Bastonário da Ordem dos Engenheiros), Fernando Santos (Presidente da Ordem dos Engenheiros da Região Norte) e António Saraiva (Presidente da Confederação da Indústria Portuguesa).
|